Blog Leite Barra Mansa


Quais fontes de fertilizantes devem ser utilizadas no pasto?


Algo que tem sido muito discutido são os tipos de fontes de fertilizantes que podem ser utilizados no pasto. Afinal, quais fontes utilizar?

Existem basicamente três fontes de nutrientes: fertilizantes na forma química, fertilizantes na forma orgânica e fertilizantes na forma orgânico-química, também chamados de organo-minerais ou biofertilizantes.

Muitos anos de estudo mostraram que quando se aplica a mesma quantidade de nutrientes na forma orgânica (esterco, por exemplo) obtém-se uma resposta da planta 20% maior quando comparada ao uso de fertilizantes químicos.

Isso por diversos motivos: os fertilizantes orgânicos contêm todos os nutrientes exigidos pelas plantas; grande parte desses nutrientes (com exceção do potássio) estão combinados em formas orgânicas, o que torna seu processo de liberação lento e reduz a quantidade de perdas.

E quando se mistura o fertilizante na forma química e orgânica? 

Nesse caso, a resposta da planta é 30% maior comparada ao uso exclusivo da forma química, pois há o efeito sinérgico do fertilizante químico com liberação rápida, obtendo uma resposta imediata da planta, e do fertilizante orgânico com liberação lenta. Além disso, o adubo químico acelera o processo de mineralização da parte orgânica.

Quer saber por que isso acontece e conhecer outras vantagens do uso de biofertilizantes? Acesse o curso online Correção e adubação do solo da pastagem, dos instrutores Adilson Aguiar e Mateus Caseta, especialistas no assunto. Essas informações fazem parte de uma videoaula bônus do curso!

Gostaria de assistir à essa aula completa e às outras aulas deste curso? Basta ser um assinante do EducaPoint. Um dos benefícios dos assinantes é justamente o acesso a aulas bônus!

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 100 temas).

 

Onde Estamos

Rua João Domingos Araújo, nº 95
Santa Maria II, Barra Mansa / RJ
CEP: 27351280

ONDE ESTAMOS